h1

V de Vingança

fevereiro 15, 2008
373640gg.jpg
V for Vendetta Alemanha/EUA, 2006 – 132 min Ação/Drama

Direção: James McTeigue

Roteiro: Andy Wachowski, Larry Wachowski

Elenco Famoso: Hugo Weaving, John Hurt, Natalie Portman, Tim Pigott-Smith, Stephen Fry, Stephen Rea, Rupert Graves, Sinéad Cusack

Seguindo com filmes não tão novos… V de Vingança é mais um dos muitos filmes baseados em histórias em quadrinhos (escrita por Alan Moore e desenhada em grande parte por David Lloyd e lançada pela DC). A história se passa numa Inglaterra futurista dominada por um governo fascista que subiu ao poder após uma grande guerra.

Durante esse governo surge um misterioso revolucionário (um tanto quanto anarquista) que deseja fazer uma revolução no país para derrubar o Chanceler Adam Sutler (John Hurt). O revolucionário é a personagem enigmática V (Hugo Weaving), que apesar de muito carismático também é extremamente habilidoso no combate e na arte do logro.

Logo no começo do filme V salva a jovem e doce Evey (Natalie Portman) e ela começa a descobrir cada vez mais sobre o passado do enigmático V e sobre o seu próprio passado também.

A narrativa não é lenta e chata como na maioria dos filmes baseados em quadrinhos que sempre começam mostrando as origens do personagem. O clima sombrio (que se encaixa muito bem) e as impressionantes cenas de ação são o grande diferencial do filme.
O filme tem seus altos e baixos e alguns momentos se torna meio chatinho, e as cenas violentas podem não agradar a todos.
O filme é bom e passa também uma mensagem interessante de que apesar de tudo se nos unirmos nós podemos fazer a diferença e mudar o que consideramos errado.

Alguns temas da HQ foram suvizados no filme, por exemplo, na noite que Evey conhece V ela
estava saindo para se prostituir (não acontece no filme), e na HQ há varias explicaçoes para o que a letra V representa para as personagens.
V de Vingança é um filme com muito a dizer e mesmo sem a aprovação de Alan Moore, cumpre seu papel de uma forma muito representativa. É um filme sobre liberdade, seja lá o que isso queira dizer.
O Mundo Macabro de Alan Moore:
V de Vingança não foi o primeiro ‘Alan Moore” a ser adaptado para as telonas. O felizardo foi Do Inferno (2001), que não foi muito criticado pelo autor antes de sua estréia. Mas como era o seu favorito, Moore declarou recentemente que só conseguiu ver dez minutos do longa e desligou a TV.
Com o SUPER mal-sucedido A Liga Extraordinária (2003), Moore vendeu os direitos para passar a mão na grana, mas sua participação parou por aí. Segundo alguns boatos o escritor teria recebido um roteiro com vários outros personagens que nada tinham a ver com a historia e um telefonema de um dos chefões da Fox: ” Escreva uma historia usando os personagens do filme”.
Depois disso é compreensível que Moore assine um documento passando todos os direitos e lucros do filme para outros artistas envolvidos na obra.
Moore sequer viu V de Vingança e provavelmente não vai ver qualquer adaptação vindoura…
Cada um tem seu jeito de interpretar uma obra.
A de Moore, funciona muito bem no papel…e nada impede que funcione nas telonas tambem.
NOTA: 8,0

(Esse filme foi uma dica de nossa leitora Natalia)
Por Keoma Baudin

5 comentários

  1. Bom, já postando meus filmes pra acabar com minha parte … e reforçando o avental de florzinha dele é legal.


  2. Cara, achei esse filme tecnicamente impecável. Ambientação, atores, clima, blablabla. Mas faltou um pouco de alma. O que destaco é a coragem. Quantos blockbusters atuais terial cojones para botar um terrorista como herói?

    No quesito Moore, preferi muito mais o “Do Inferno”.


  3. Bom, eu gostei muito de “A Liga Extraodirnária”, mas infelizmente ele não foi bom sucedido.


  4. adoooooooooooooooooro esse filme ele é d+ gosto muito delle aiiiiii ellllleeeeeeeeeeeee é tdbbbbbbbbbbbb


  5. caraca velho esse filme é tudo d+, adoro d+



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: