h1

Irmãs Gêmeas

março 1, 2008

foto.jpg 

De Tweeling (Holanda/ , Drama)

Direção: Ben Sombogaart

Roteiro: Marie Van Der Pol, baseado em livro de Tessa de Loo

Elenco: Thekla Reuten (Jovem Lotte), Nadja Uhl (Jovem Anna), Ellen Vogel (Lotte velha), Gudrun Okras (Anna velha), Julia Koopmans (Lotte criança), Sina Richardt (Anna criança), Jeroen Spitzenberger, Roman Knizka, Barbara Auer, Margarita Broich, Manfred-Paul Hanig, Janine Horsburgh, Ingo Naujoks.

Anna e Lotte Bamberg eram irmãs gêmeas criadas pelo pai num lar afetuoso e cheio de cultura. Eram dotadas de uma compreensão mútua só obtida numa conexão onde não precisavam de palavras. O pai morre, e cabe a um primo distante cuidar das meninas. Aparece então um casal de classe média disposto a levar as duas para viverem com conforto e serem educadas. O primo, que é um fazendeiro miserável, reluta porém acaba cedendo Lotte (que era tuberculosa) para o casal. Apenas Lotte.

A brutalidade com que são separadas e impedidas do convívio juntas, formou uma barreira sociocultural teoricamente intransponível. Durante anos ambas tentavam desesperadamente entrar em contato uma com a outra.

Anna (Nadja Uhl) se tornou uma jovem pobre e obrigada a trabalhar de graça para o primo e sua mulher, numa Alemanha onde o nazismo ascendia e cativava muitos jovens através de sonhos de um futuro com estudo para todos. Anna era impedida de frequentar a escola. Lotte (Thekla Reuten) cresceu na Holanda, numa família de classe média que lhe dera a opotunidade de se curar da tuberculose e estudar nas melhores instituições.       

Muitos anos depois da separação, as duas se reencontram mas agora as diferenças culturais as separam. Lotte percebe que as ideias anti-semitas do governo nazista já se manifestavam (em partes, e em nível baixo) em Anna.

Lotte sente raiva de sua irmã, de seu país natal, de ser Alemã. Afugenta a pobre Anna, deixando claro que não quer mais nenhuma lembrança da irmã em sua vida. Lotte era noiva de um judeu, Anna se apaixonou por um recém-alistado soldado do SS nazista.

As diferenças culturais e o cenário da 2ª Guerra Mundial são tratados de forma delicada, com atuações precisas e direção sensível o bastante para não transformar-la numa estória piegas. Irmãs Gêmeas foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.

Nota 8.5

resenha por Priscila

irmas-gemeas031.jpg

irmas-gemeas02.jpg

3 comentários

  1. Hum … parece ser um filme interessante e abordar a 2ª Guerra de uma forma diferente da comum.


  2. Esse filme realmente vai ficar marcado no meu coração, Políca, guerra, sofrimento, alegrias… é difícil descreve-lo somente assistindo… eu quase não pude chegar ao final. Ótimo!!!! Parabéns!!!


  3. Assisti esse filme, e estava realmente procurando uma imagem dele para colocar no meu blog,e apareceu o seu.
    Um ótimo filme de drama, o meu favorito,com certeza.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: