h1

Apenas Uma Vez

setembro 19, 2008

Once (Irlanda, 2006)

Direção: John Carney

Roteiro: John Carney

Elenco Famoso: Glen Hansard e Markéta Irglová

A estória é simples, um músico de rua encontra uma garota estrangeira nas ruas de Dublin e os dois passam a se conhecer através da música. Eles não consumam o relacionamento, o músico não superou seu passado e seu coração partido por outra mulher anos antes, a garota tem suas obrigações com a família. Mas impulsionado por essa nova amizade o músico começa a ter perspectivas melhores para sua vida.

O modo da música ser tratada nesse filme é uma metafora para o inicio de um relacionamento, começa devagar, um ensina ao outro algo novo e finalmente podem seguir buscando os mesmos acordes. O amor aqui é mais um processo criativo do que algo físico, e o final é algo de cortar o coração. 

O que faz essa estória diferente dos outros musicais é a sua delicadeza, o modo verdadeiro das canções serem cantadas e a simplicidade do roteiro. Sua camera quase documental transmite esse tom de verdade, além de deixar Glen e Markéta, que nunca tinham atuado antes, mais confortáveis.  Os dois já eram amigos e tocavam juntos, durante a filmagem de Apenas Uma Vez gravaram um album.

Todas as músicas mostram o sentimento dos personagens, e surgem tão naturalmente quanto os diálogos. Não há coreografias, nem alegria, mas uma emoção tão forte que se você não se identificou com as musicas tocadas, dificilmente vai se envolver pela estória.

Nota 8.5

Resenha por Priscila

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: