h1

Amanda Bynes

Amanda Laura Bynes (Thousand Oaks, 3 de abril de 1986), é uma atriz estado-unidense, que ficou conhecida em seu programa exibida na Nickelodeon, o The Amanda’s Show. Atuou também em outros filmes de sucesso, como She’s the Man e Hairspray. É considerada uma das jovens atrizes mais influentes e foi, em 2007, a 5ª atriz com menos de 21 anos mais bem paga (ganha US$2.5 milhões).

Nascida em Thousand Oaks, Califórnia, é filha de Lynne e Rick Bynes. Amanda tem dois irmãos, Tommy e Jillian – este último um Bacharel de Artes, de História, formado pela UCLA. Seus avós maternos são de Toronto, Ontário. Seu pai é católico, e sua mãe judia. Amanda é judia também, mas diz “não ser tão religiosa”.

Depois de seu tremendo sucesso com o programa infanto-juvenil, durante o fim dos anos 90 e início de 2000, Amanda resolveu mudar sua carreira para o destino cinematrográfico. Em sua carreira destacam-se filmes de sucesso, como She’s the Man e Hairspray. Foi nomeada em 2006 “uma das mulheres mais provocantes abaixo de 25” e já em 2005 estava na quinta posição na lista da Forbes de atriz abaixo de 21 que ganha um ótimo salário (na época já alcançava 2.5 milhões de dólares). Começou sua carreira aos 7 anos de idade, com uma anúncio da Nestlé.

No início de sua carreira, fez teatro. Cedo entrou em peças de teatro locais, todas muito elogiadas pela crítica. Sua peça mais consagrada foi To Kill a Mockingbird. Com apenas 9 anos, foi convidada a entrar no elenco de All That, uma série de TV de bastante sucesso. O grande salto de sua carreira aconteceu quando tinha 13 anos, quando recebeu a oportunidade de ter um show próprio. Era o The Amanda’s Show, que lhe renderia bons frutos futuramente e, principalmente, mostraria ao mundo sua veia cômica. Em 2002 o programa chegou ao fim, mas ele não revelou apenas Amanda. O ator/cantor Drake Bell também se lançou mais ou menos por ali, além de Ashley Tisdale ter feito algumas participações especiais.

Outro salto na carreira de Bynes foi o filme O Grande Mentiroso (The Big Fat Liar), estrelando ao lado de outro fenômeno teen, Frankie Muniz. O filme foi um grande sucesso e rapidamente surgiram convites para outras comédias ligeiras. Aí surgiu a hipótese de Amanda ser a estrela do filme What a Girl Wants, que a catapultou definitivamente para o estrelato. Neste filme, ela contracena com outro ator consagrado, Colin Firth, seu pai no filme. Neste mesmo filme, Amanda faz a filha de Libby Reynolds, interpretada por Kelly Preston. Também outro sucesso, o longa forneceu a Bynes muitos prêmios, inclusive o Kids Choice Awards 2004, como de Melhor Atriz.

Em Lovewrecked, Bynes exibiu um corpo mais magro e preocupou aluns fãs e tablóides, que levantaram a suspeita de anorexia. Tudo foi desmentido pela atriz e acabou sendo reconhecido que ela não possui distúrbios alimentares. Lovewrecked foi filmado em 2005, mas lançado antes mesmo de She’s the Man.

2006 foi um ano realmente proveitoso para a atriz, já que ela estrelou um dos filmes de maior sucesso de sua carreira até então. She’s the Man traz Amanda mais uma vez divertida. Na comédia, adaptação de uma das tramas de Shakespeare, ela passou por uma experiênica talvez úncia, tendo que transformar-se em homem para jogar num time de futebol e provar que mesmo sendo uma mulher, possui talentos para esportes. No colégio de seu irmão, em que finge ser ele, acaba apaixonando-se pelo seu colega de quarto, Duke. Um dos fatores que a ajudou a entrar no elenco foi sua atuação em O Show da Amanda, pois na série ela mostra sua veia cômica, muito útil para este trabalho. Também neste mesmo filme, foi cogitado para o papel de irmão de Bynes, o cantor Jesse McCartney, mas como ele não pôde gravar, então foi substituído.

Em 2007, Bynes realizou mais um projeto de comédia, intitulado Sydney White, inspirado no clássico A Branca de Neve e Os Sete Anões. Atuou ao lado de Sara Paxton no filme. Em 2008, participou da série Family Guy, em apenas um episódio, interpretando o papel de Anna.

Hoje, Amanda é considerada, além de uma das personalidades mais provocantes, uma das “Mulheres Mais Poderosas Abaixo de 25” também pela Forbes.

Carreira como Estilista

Em 2007, Amanda despontou como designer e mostrou sua versatilidade. Uma novidade chegou às lojas em agosto, mostrando que a queridinha da América quer mesmo mostar seus talentos, e inovando sempre, desta vez como estilista. Sua própria linha, que consiste em acessórios e roupas, chama-se “Dear”. Bynes fez um acordo com a Steve & Barry’s, de cinco anos, que expandiria os negócios e trabalharia em cima da linha, incentivando então Amanda a criá-la. Em 16 de agosto de 2007 foi oficialmente lançada a “Dear”.

Amanda Bynes é reconhecida também por manter a vida pessoal longe da profissional, não sendo uma menina de escândalos. Talvez a maior confusão causada foi quando terminou com seu namorado na época, em 2004, duas semanas após o início da relação. Não foi um ato muito veiculado pela mídia e nem foi dada tanta atenção, mesmo na época em que ocorreu. Também diz não gostar de bebidas, alegando: “Eu acho que sairei mais do que já saí em toda a minha vida… o que não é muito. Eu gosto de dançar e coisas assim, mas beber não é bom para você de qualquer modo. Não é bom para sua pele; te faz se sentir horrível. Então, não vou beber”, além de comentar numa entrevista em 2007 o que seus pais a ensinaram sobre bebidas alcoólicas. Também em 2007, ela alegou o que pensa sobre ser festeira, contando para o Access Hollywood, “Eu gosto de estar com a minha família, e não preciso ir a boates, festas e clubes para me sentir mais feliz”. Bynes formou-se no Thousand Oaks High School’s, pelo programa de estudo independente, e diz que pretende cursar a Universidade de Nova York futuramente; mesmo não divulgando qual carreira escolherá para cursar na faculdade, é provável que esteja ligada à artes, pois além de mostrar seus talentos na sua linha de roupas, Amanda já presenteou David Letterman com uma pintura, feita pela mesma.

Filmografia

· 2010 – W.I.T.C.H. The Movie: The Ultimate World War

· 2008 – Family Guy (voz) (1 episódio)

· 2007 – Sydney White

· 2007 – Hairspray

· 2006 – She’s the Man

· 2005 – Lovewrecked

· 2005 – Robôs (voz)

· 2003 – Charlotte‘s Web 2: Wilbur’s Great Adventure (voz)

· 2003 – What a Girl Wants

· 2002 – Coisas que Odeio em Você

· 2002 – Big Fat Liar

· 2001 – Rugrats (voz)

· 1999 – The Amanda’s Show

· 1999 – Arli$$

· 1996 – All That

Premiações

Kids Choice Awards

· 1997 – Indicada Programa Favorito por All That

· 1999 – Ganhou Programa Favorito por All That

· 2000 – Ganhou Programa Favorito por All That

· 2000 – Ganhou Programa Favorito por All That

· 2001 – Ganhou Atriz Favorita/TV por The Amanda’s Show

· 2002 – Ganhou Atriz Favorita/TV por The Amanda’s Show

· 2003 – Ganhou Atriz Favorita/TV por The Amanda’s Show

· 2003 – Ganhou Atriz Favorita/Filme por Big Fat Liar

· 2004 – Ganhou Atriz Favorita/Filme por What a Girl Wants

Teen Choice Awards

· 2002 – indicada Melhor Dupla por Big Fat Liar

· 2003 – indicada Melhor Atriz por Coisas que Odeio em Você

· 2004 – indicada Melhor Atriz por Coisas que Odeio em Você

· 2005 – indicada Melhor Atriz por Coisas que Odeio em Você

· 2006 – indicada melhor beijo por She’s the man

Young Artist Awards

· 2000 – Indicada Young Artist Award por The Amanda’s Show

· 2001 – Indicada Young Artist Award por The Amanda’s Show

· 2003 – Indicada Young Artist Award por Big Fat Liar

· 2004 – Indicada Young Artist Award por Coisas que Odeio em Você

Outras Premiações

· 2000 –YoungStar Awards: Indicada Melhor Atriz em The Amanda’s Show

· 2003 – Family Television Awards: Ganhou Coolest Teen por The Amanda’s Show

· 2005 – TRL Awards: Ganhou Best Guest Hot por What a Girl Wants

· 2006 – Young Hollywood Award: Ganhou Young Artist Award por She’s the Man

· 2007 – Hollywood Film Festival: Ganhou Elenco do Ano por Hairspray

· 2008 – Screen Acorts Guild Awards: Indicada elenco do ano por Hairspray

· 2008 – Critic Choice Awards: Ganhou Melhor Elenco por Hairspray

· 2008 – Grammy: Indicada Melhor BSO por Hairspray

· 2008 – People’s Choice Award: ganhou Melhor Canção de Filme por You can’t stop the beat (Hairspray)


5 comentários

  1. eu adro essa menina sei lá ela é tao linda
    muito legal os filmes dela


  2. oooooooooooooooooiiiiiiiiiii


  3. amanda eu te amo
    eu adora Ela é o cara…


  4. te amooo
    vc e demais em “ela e o cara “


  5. AMANDA….. ELA É LINDA!! GOSTO MUITO DELA DOS SEUS FILMES…..

    I LIKE HER!!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: