h1

Brad Bird

how-the-incredibles-works-11.jpg

BIOGRAFIA

Phillip Bradley Bird (nascido em 11 de Setembro, 1957 em Kalispell, Montana) é um diretor animador norte-americano premiado pelo Academy Award, conhecido por ter escrito e dirigido o filme de 1999 da Warner Bros.O Gigante de Ferro e o sucesso Os Incríveis de (2004); e ainda, Ratatouille, em (2007) da Disney/Pixar.

Bird começou seu primeiro desenho-animado com 11 anos, e o terminou com 13. O filme chamou a atenção da Walt Disney, onde, com 14 anos, Bird foi treinado por Milt Kahl, um dos animadores legendários da Disney, conhecidos coletivamente como “os nove homens velhos da Disney”, em uma tradução literal de Nine Old Men. Bird se formou na Corvallis High School e depois de um intervalo de três anos, cursou a faculdade de CalArts, onde ele conheceu o futuro co-fundador da Pixar e diretor de cinema John Lasseter. Formou-se e eventualmente conseguiu um emprego na Disney, mas saiu pouco tempo depois de trabalhar em The Fox and the Hound em 1981. Bird foi contratado em 1989 pela Klasky-Csupo e ajudou a desenvolver Os Simpsons de curtas de um minuto de The Tracey Ullman Show em uma série de meia-hora por episódio. Ele trabalhou lá por mais alguns anos como um consultor executivo. Trabalhou em várias outras séries de televisão, incluindo The Critic eKing of the Hill antes de ser contratado pela Warner Bros. para dirigir o desenho-animado O Gigante de Ferro. Mesmo recebendo ótimas críticas, o filme não foi um sucesso de bilheteria. Bird foi eventualmente contratado por seu amigo John Lasseter para criar Os Incríveis (no qual ele também representou a voz da estilista Edna Mode).

Bird é também o criador (escritor, diretor, e co-produtor) de Family Dog episódio deSteven Spielbergem Amazing Stories. Além do mais, Bird foi co-escritor do screenplay do filme de ação *batteries not included.

FILMOGRAFIA

 

  • Ratatouille
  • Jack-Jack Attack
  • Os Incríveis
  • Os Simpsons
  • O Gigante de Ferro
  • Histórias Incriveis, entre outros

PREMIAÇÕES

Oscar (EUA)

  • Vencedor do Oscar de Melhor Animação por Ratatouille, em 2008.

Confira aqui uma curta-animação da Pixar dirigida por Brad Bird:

One comment

  1. […] Brad Bird Roteiro: Brad Bird, baseado em estória de Brad Bird, Jim Capobianco e Jan […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: