h1

Grace Kelly

Biografia

Grace, Princesa de Mônaco, nascida Grace Patricia Kelly, (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 — Monte Carlo, 14 de setembro de 1982) foi uma atriz norte-americana ganhadora de Academy Award que se tornou Sua Alteza Serenissima A Princesa do Mónaco ao se casar com Rainier III em 19 de Abril de 1956. Grace era a mãe do atual soberano de Mônaco, Albert II.

 

Grace Kelly nasceu no estado da Pensilvânia (Estados Unidos), terceira filha de John Brendan Kelly (Jack Kelly) e de Margaret Katherine Majer, uma norte-americana de origem alemã que, luterana, tornou-se católica. A família de Jack Kelly, católica de origem irlandesa, era uma uma figura nova mas proeminente dentro da sociedade de Filadélfia. O pai de Grace tornou-se milionário por conta própria e ganhou uma medalha de ouro tripla, por praticar remo, nos Jogos Olímpicos.

 

Desde criança, Grace tinha uma queda pelas artes dramáticas. Aos 12 anos, ela atuou em uma pequena peça chamada Don’t Feed the Animals na Philadélfia. Em 1947, ela foi rejeitada pela Bennington College (escola de artes localizada em Bennington, Vermont) devido a sua baixa graduação em matemática. Grace, então, decidiu seguir seus sonhos de atuar em peças de teatro. Já em Nova York, Grace estudou na Academica Americana de Artes Dramáticas (onde já tinham estudado outros grandes atores como Katharine Hepburn, Lauren Bacall e Spencer Tracy). Ela chamou a atenção do produtor de televisão Delbert Mann que a chamou para alguns programas ao vivo. O sucesso na TV levou Grace a conseguir seu primeiro papel no cinema.

Em 1951, Grace, aos 22 anos, estreou no cinema em um pequeno papel no filme Fourteen Hours. Logo o produtor de Hollywood, Stanley Kramer a chamou para mais um filme. Em 1952 ao fazer o fazer par romântico com Gary Cooper, em High Noon (Matar ou Morrer (Br)), Grace tornou-se bem popular.

Em 1953 trabalhou com Clark Gable e Ava Gardner em Mogambo, que contava a história de um caçador de gorilas africanos. Pelo filme, Grace ganhou o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e foi nomeada ao Oscar pela primeira vez, mas não venceu.

No ano seguinte foi protagonista de Disque M para Matar, sob a direção de Alfred Hitchcock. E ganhou o Óscar pelo filme Amar é sofrer, na qual fez a esposa de um artista fracassado, interpretado por Bing Crosby. No final do mesmo ano, ela foi convidada por Hitchcock para atuar em Rear Window.

Em 1955 fez com Cary Grant o filme Ladrão de Casaca, filmado em Mônaco. A estrada em que viria a falecer, anos depois, aparece no filme. Nesse ano, voltaria a trabalhar com Hitchcock no cássico A Janela Indiscreta. Voltou a atuar com Holden em As Pontes de Toko-ri; e com Crosby (e Frank Sinatra) em seu último filme: Alta Sociedade (BR), de 1956.

 

Em 1955, foi convidada pelo governo da França para participar do Festival de Cannes, onde conheceu o príncipe Rainier III. Com ele, teve três filhos: Caroline (1957), Albert II (1958) e Stéphanie (1965). Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly morreu em um acidente de carro, após sofrer um derrame cerebral em Mônaco, aos 52 anos. Sua filha Stéphanie, então com dezessete anos, acusada de ter conduzido o veículo após uma discussão e ter causado a morte da mãe, sofreu ferimentos menores. Em homenagem a Grace Kelly, foi lançada a Fundação Princesa Grace, presidida por Caroline, sua filha.

 

Filmografia 

  • 1951 – Fourteen Hours (Horas intermináveis)
  • 1952 – High Noon (Matar ou morrer)
  • 1953 – Mogambo
  • 1954 – Dial M for Murder (Disque M para matar)
  • 1954 – Rear Window (A janela indiscreta)
  • 1954 – The Country Girl (Amar é sofrer)
  • 1954 – Green Fire (Tentação verde)
  • 1954 – The Bridges at Toko-Ri (As pontes de Toko-Ri)
  • 1955 – To Catch a Thief (Ladrão de casaca)
  • 1956 – The Swan (O cisne)
  • 1956 – High Society (Alta sociedade)

 

Curiosidades

  • A princesa Grace não foi obrigada a renunciar a sua cidadania norte-americana com seu casamento.
  • A vida de Grace Kelly foi objeto de especulações e fofocas em tablóides principalmente em relação a seus relacionamentos amorosos. Segundo publicações Grace Kelly teria tido vários namoros na época de solteira, entre eles romances com atores que havia trabalhado como Clark Gable, William Holden, Bing Crosby e Cary Grant, muitos deles casados na época. Segundo a biógrafa, Wendy Leigh, Kellly também teria tido um romance com Mohammad Reza Pahlavi . Ela também foi noiva do estilista Oleg Cassini.

6 comentários

  1. eu adorei saber disso pois me nome tambem é grace kelly é muito legal


  2. eu adorei saber disso pois me nome tambem é grace kelly é muito legal AMEI


  3. adorei essse site tem tudo sobre uma pessoa importante q tem o mesmo nome que eu
    nunca tinha me interessado pela vida dela mas hoje vejo quanto é legal saber disso !!


  4. eu e a princesa grace tem o mesmo nome eu te amo princesa grace


  5. Ela e minha chara meu nome tambem e greice kellen
    se vcs pensam que estou mentindo DEUS esta vendo
    foi minha mãe que colocou esse nome para mim


  6. Pelo bom jesus deixem Grace em paz e não usem seu lindo nome tão em vão !!!!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: